segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

INICIO DO PROJETO: QUEBRANDO SILÊNCIO, ROMPENDO BARREIRAS X FAÇA BONITO NESTE CARNAVAL


                                         


Fazendo parte das ações do Projeto municipal: QUEBRANDO SILÊNCIO, ROMPENDO BARREIRAS e também das ações do Governo Estadual com o Projeto : FAÇA BONITO NESTE CARNAVAL – PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES , foram distribuídos nos diversos pontos da cidade material educativo  e fixados cartazes de   conscientização e orientação para a população sobre os cuidados com as crianças e adolescentes e como  denunciar violações de direitos de crianças e adolescentes. 




 O  objetivo dos projetos é o de conscientizar e buscar parceiros para auxiliar no combate a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e divulgar o canal de denúncia DISQUE 100.





Participaram da mobilização a Articuladora do SELO UNICEF – Municipio Aprovado, representante  Conselho Tutelar, do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer, funcionários  do CRAS e da SEMTAS, dentre outros. 






Lembre-se : você  pode ajudar a combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, denuncie , DISQUE 100 e faça a sua parte.

                           



Qual a diferença entre abuso sexual e exploração sexual? 
O abuso é qualquer ato que ofenda a pessoa, extrapolando os limites do desenvolvimento ou exercício autônomo e sadio de sua sexualidade, visando unicamente à satisfação de um desejo sexual próprio do agressor. Ou seja: no abuso sexual, o agressor procura unicamente satisfazer seus desejos mediante a violência sexual. 
Por sua vez, a exploração é a obtenção de alguma vantagem, financeira ou não, diversa do prazer oriundo da violência. Caracteriza-se por ser uma relação mercantil, em que o agredido é considerado mera mercadoria. 

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

CRAS INICIA O PROJETO: PARTILHANDO EXPERIÊNCIAS



Aconteceu nesta terça, dia 14 de fevereiro , na Associação dos Idosos, um encontro com a Melhor Idade.

Este trabalho faz parte do Projeto: “Partilhando Experiências”,  projeto voltado aos interesses da Melhor Idade e será desenvolvido ao longo de 2.012 com diversos temas afins.

Com o tema: “Auto Estima e Qualidade de Vida na Terceira Idade”, ministrada pela psicóloga do   Centro de Referência  da Assistência Social -CRAS , Júlia  Maria da Silva, que trabalhou  leitura de textos e dinâmicas com os participantes.

Estiveram presentes também a coordenadora do CRAS, Cleuza Freire de Oliveira, e a assistente social Ester Rodrigues da Silva.

CRAS INICIA O PROJETO: DESPERTANDO O SABER


No dia 09 de fevereiro,quinta feira, realizou-se um encontro com as crianças e adolescentes que participam do Programa Infanto Juvenil, Pedagógico, Cultural e Artístico de Alto Paraíso - P.I.P.A.

Neste encontro, a psicóloga do CRAS, Júlia Maria da Silva trabalhou  o tema “Conhecendo-se melhor”

Essa atividade faz parte do Projeto: “Despertando o Saber”, o qual contou com a participação da assistente social Ester Rodrigues da Silva e da estagiária do curso de Serviço Social, Neiva Rodrigues Castor.

O  objetivo deste tema é  proporcionar uma melhor interação entre o grupo, bem como, conhecer melhor as necessidades psicossociais das crianças e adolescentes que participam das atividades do PIPA e do CRAS - Centro de Referência da Assistência Social.


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

PALESTRAS PARA OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICO MUNICIPAIS


Aconteceu nesta segunda feira dia 06 de fevereiro, na Câmara Municipal de vereadores de Alto Paraíso, uma palestra de motivação com os funcionários públicos municipais.



A palestra com o tema: HUMANIZAÇÃO E MOTIVAÇÃO, ministrada pelo senhor Alci , teve como objetivo estimular os servidores público municipais a interagirem entre eles e, com isso ,aumentar  a qualidade no atendimento ao público e na prestação dos serviços ofertados por cada secretaria.










quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

SELO UNICEF – MUNICIPIO APROVADO A TODO VAPOR


A articuladora Estadual do Selo UNICEF- MUNICÍPIO APROVADO, Evilásia Nunes Wagner esteve nesta manhã do dia 02 de fevereiro visitando o nosso município.

A visita foi para fazer o acompanhamento junto a articuladora do município Silvana Estedile  para alteração do Plano de Ação e Acesso ao Sistema de Monitoramento online.

Na reunião, estiveram presente a Presidente do CMDCA, senhora Maria Pereira da Silva, a Secretaria de Assistência Social,  Adriani Lúcia Buche  e o Prefeito Romeu Reolon.


quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

CMAS APROVA O PLANO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL


O Conselho Municipal de Assistência Social de Alto Paraíso em reunião ordinária, aprovou nesta terça feira, dia 31 de janeiro, o Plano Municipal de Assistência Social para o ano de 2.012.

 Foram colocadas cursos de capacitações e palestras voltadas ao público que se encontram em vulnerabilidade social fazendo parte das ações de competência da Assistência Social.  

Estas ações já estavam sendo articuladas em parceria com o Conselho Municipal desde outubro de 2.011.

O Plano foi apresentado pela Secretaria Executiva do CMAS, Silvana Estedile, juntamente com presidente do conselho Verônica Retroz Pereira que, ao apresentar as ações, justificava qual será o recurso a ser utilizado: Recurso Municipal , Estadual , Federal e Parcerias com a Sociedade Civil.

A Secretaria da pasta, Adriani Lucia Buche destacou a participação dos conselheiros na elaboração do PMAS, os quais sempre estão presentes nas decisões desta secretaria, trazendo benefícios para os usuários dos serviços da Assistência Social.

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PARTICIPA DAS OFICINAS DE MAPEAMENTO DO PLANO FUTURO



Na manhã do dia 30, a  Secretaria de Assistência Social, Adriani Lúcia Buche, juntamente com a Assessora de Projetos, Silvana Estedile e a Extensionista Rural, Claudia, participaram do início das atividades do Programa Qualifica Cidadão, do Plano Futuro  , realizado no Auditório da Escola Estadual Heitor Villa Lobos.

No evento, foi apresentado as potencialidades e oportunidades de emprego e renda da região de acordo com apresentação feita pelos representantes de cada município.

De acordo com a Secretária de Estado de Assistência Social (SEAS), Cláudia Moura, “o objetivo das oficinas é discutir as potencialidades e oportunidades de emprego e renda na região de Ariquemes e executar projetos que é voltado para pessoas em situação prioritária de extrema pobreza, para geração de renda, seja no sentido da ampliação de sua capacitação para o trabalho e seu primeiro emprego”.