A coordenadora do CRAS, Cleuza Freire informa aos BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA que estão abertas as inscrições para o curso de Injeção Eletrônica de motos até o dia 07 de julho de 2.011, no CRAS.
O curso será oferecido pelo SENAI, será utilizado recurso do IGD. Para se inscrever, é preciso ser beneficiário do Programa Bolsa Família, ter idade acima de 18 anos, ambos os sexos e ter feito o curso de Mecânica de Motos ou ter 02 anos de experiência comprovada em mecânica de motos.
Qualquer dúvida, procurar o CRAS.
O QUE É IGD ?
O IGD – Índice de Gestão Descentralizada, IGD é um indicador com o objetivo de apoiar financeiramente os municípios do Programa Bolsa Família (PBF), com base na qualidade da gestão do Programa.
Esses componentes foram priorizados levando em conta dois aspectos. O primeiro é em relação à qualidade das informações do cadastro, pois dados imprecisos ou desatualizados no CadÚnico podem ocasionar erros de focalização e pagamentos indevidos, dificultando ou até mesmo impossibilitando o acompanhamento das condicionalidades e tornando mais complexas as atividades de gestão de benefícios. O segundo diz respeito ao monitoramento das condicionalidades, atividade que indica o esforço do município em garantir a oferta dos serviços de saúde e educação, e em acompanhar as famílias do PBF, não só informando se elas utilizam ou não esses serviços, mas também conhecendo e acompanhando as que não o fazem.
De acordo com a Portaria nº 148, artigo 2º, os recursos transferidos devem ser utilizados nas seguintes atividades:
- Gestão de condicionalidades;
- Gestão de benefícios;
- Acompanhamento das famílias beneficiárias;
- Cadastramento de novas famílias, atualização e revisão dos dados contidos no CadÚnico;
Implementação de programas complementares ao PBF nas áreas de:
a) alfabetização e educação de jovens e adultos;
b) capacitação profissional;
c) geração de trabalho e renda;
d) acesso ao microcrédito produtivo orientado; e
e) desenvolvimento comunitário e territorial, dentre outras.
a) alfabetização e educação de jovens e adultos;
b) capacitação profissional;
c) geração de trabalho e renda;
d) acesso ao microcrédito produtivo orientado; e
e) desenvolvimento comunitário e territorial, dentre outras.